Por que não comprar produtos que estejam engajados com a sustentabilidade?

MISSÃO POSSÍVEL
Como identificar se o produto ou a marca já estão engajados:
Avalie o material
Repare se a embalagem é confeccionada com material que permite o reaproveitamento. Veja se há caixas ou folhetos desnecessários que geram mais lixo.
Cheque o site
Quem faz divulga. Se a empresa trabalha com políticas de proteção socioambientais, certamente haverá um link sobre o assunto em seu site institucional.
Busque dados complementares
Veja se existem informações técnicas sobre formulação, como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável.
Leia o rótulo
Ele pode dizer se a matéria-prima utilizada é ecologicamente correta e ainda apresentar certificações como a emitida pela instituição Forest Stewardship Council (FSC), que defende o aproveitamento sustentável das florestas.
Opte por refis
Algumas empresas investem em refis como forma de diminuir o impacto causado pelo descarte de embalagens no meio ambiente. Além da vantagem ecológica evidente, você faz economia, já que o refil custa menos.
Considere as opções orgânicas
Cosméticos orgânicos não são sinônimo de sustentáveis. No entanto, vários dos seus princípios são benéficos à natureza. Selos como o Ecocert e o Cosmebio asseguram que o produto segue essa linha.

ELAS ADOTARAM A CAUSA
Estas empresas respeitam duplamente o meio ambiente. Modernizaram seus processos e desenvolveram fórmulas e embalagens ecológicas.
AVON
A indústria modificou as rotas de distribuição de seus produtos no Brasil. Até o final de 2008 a meta é reduzir em 1 milhão de quilômetros o roteiro de seus caminhões para diminuir a emissão de poluentes. Dos resíduos gerados na companhia, 80% são reciclados e os 20% restantes são descartados por processos com menor dano ambiental.
NATURA
Trabalha com refis desde 1983, o que já economizou 2,2 mil toneladas em embalagens. Em 2000 lançou a linha Ekos, com a adoção do uso sustentável de matérias-primas da biodiversidade brasileira. Neste ano está produzindo embalagens com material pet reciclado e anunciou o compromisso de reduzir as emissões de  CO2 até 2008.
O BOTICÁRIO
As matérias-primas utilizadas na linha Nativa Spa são provenientes de fornecedores certificados. Os únicos itens que utilizam cartucho são os sabonetes, porque necessitam de proteção contra a luz e o calor - para os demais, dispensam embalagens extras para diminuir a produção de lixo. A empresa tem uma taxa de reciclagem de até  90% dos materiais utilizados na fábrica e um plano de metas com o objetivo de reduzir ao mínimo o consumo de água e energia.
ÉH COSMÉTICOS
Desenvolveu o projeto Reciclar Éh. As perfumarias da rede Phytá recolhem as embalagens vazias da marca e as encaminham para o reaproveitamento. Pretende estabelecer parcerias de reciclagem com ONGs voltadas para a conscientização e reeducação do consumidor.
LA FAÇON
A linha Econatural tem frascos com tecnologia oxi-biodegradável - a degradação das embalagens se inicia dois anos após a fabricação, o que reduz o impacto do descarte na natureza.